sexta-feira, 20 de maio de 2016

Conhecendo um pouco do Chá Oolong!


Oolong (wūlóng) é um chá chinês tradicional, situado entre o chá verde e o chá preto em termos de oxidação. O nome “oolong” vem do chinês e significa “chá do dragão negro”. Há muitas variedades diferentes de Chá oolong e assim, uma ampla variedade de sabores e aromas. O processo de fermentação do oolong dilui seu valor nutricional comparado ao Chá Verde e Chá branco, no entanto, ele continua sendo uma bebida extremamente saudável.  
Na cultura do chá chinesa, os chás oolong parcialmente oxidado e parcialmente fermentado são coletivamente conhecidos como Chá Verde Azulado. Oolong possui um sabor mais próximo ao chá verde do que ao chá preto: Ele possui um aroma delicioso, tem um gosto amargo e levemente adocicado, assim, ele não possui o aroma róseo adocicado do chá preto, mas por outro lado ele também não possui as notas vegetais marcantes típicas do chá verde. Várias das subvariedades de oolong, incluindo as produzidas nas Montanhas Wuyi na parte norte da Província de Fujian e nas montanhas centrais de Taiwan, estão entre os mais famosos chás chineses. Possui baixos níveis de cafeína, e por isso torna-se bastante relaxante para beber.
As folhas de oolong são processadas de duas formas diferentes. Em alguns chás são enroladas em longas folhas curvas, ao passo que em outros elas são comprimidas numa forma esférica semelhante ao chá pólvora. O primeiro método de processamento é o mais antigo. Este chá é um dos mais requeridos devido à sua suavidade, seu sabor, sua delicadeza e também suas propriedades.
Ele é rico em antioxidantes, minerais como o cálcio, potássio, selênio, cobre e manganês, vitaminas dos tipos A, B, C, E e K, além de muitos ácidos fólicos e niacina. Todos estes nutrientes reunidos transformam o chá Oolong em um maravilhoso remédio caseiro para vários problemas. O chá oolong, também conhecido como o chá azul, tem algumas contraindicações. Estas são mais ou menos as mesmas que correspondem a qualquer outro produto derivado da Camellia Sinensis. Mas você sempre deve levá-las em conta.
Alguns benefícios do chá oolong para saúde:
Ajuda na Prevenção do Câncer: Os antioxidantes no Chá oolong não são tão potentes como no chá branco ou Chá Verde, mas continuam sendo um poderoso aliado na prevenção do câncer. Eles reduzem os riscos de danos dos radicais livres às células e DNA, um colaborador bem conhecido em prevenir uma grande variedade de tipos de câncer.
Ricos em Antioxidantes: Embora a fermentação reduz a concentração de antioxidantes no chá, O Chá oolong continua sendo uma boa fonte destes compostos tão essenciais para uma vida saudável.
Saúde Cardiovascular: Um estudo da Universidade de Kyoto, no Japão, diz que beber Chá oolong está ligado à redução do risco de doença cardiovascular. O estudo descobriu que beber um pouco, em média de 1 à 6 xícaras de Chá oolong por semana resultou em uma redução de risco de 38% em homens e uma redução do risco de 22% em mulheres. O chá ajuda a baixar a pressão arterial e reduzir os níveis de colesterol.
Na Perda de Peso: Estudos realizados mostram que os compostos de polifenóis derivados do oolong tem efeitos anti-obesidade em testes com camundongos. O Chá Oolong ajuda a aumentar o metabolismo e ajuda o corpo a queimar gordura.

Benefícios para Pele: Um estudo descobriu que beber chá oolong é um tratamento eficaz para dermatite. Os poderosos antioxidantes no chá ajudam a eliminar toxinas da pele, que contribuem para defeitos relacionados com a idade, como manchas e rugas. Chá Oolong também podem ajudar a proteger a pele dos danos do sol causados pela radiação ultravioleta.
Fonte de Energia: As pequenas quantidades de cafeína no chá oolong pode fornecer um bom impulso de energia, sem as falhas de energia que muitas vezes seguem o consumo de café que é muitas vezes carregado com açúcar e creme.
Saúde Óssea: Estudos feitos sugeriram que beber chá durante longos períodos de tempo pode ajudar a aumentar a densidade mineral dos ossos e ajudar a prevenir a osteoporose.
Quando devemos evitar o chá Oolong:
Gravidez ou lactação: o chá oolong ou azul, como todos os derivados que provêm da Camellia Sinensis, têm sempre certa quantidade de cafeína. Embora não seja tão elevada como no caso do chá vermelho ou do chá preto, de qualquer forma a tem dentro da sua composição. Também não dê para os seus filhos.
Hipertensão: se tem problemas de pressão alta deve evite seu consumo ou beba com moderação.
Ansiedade: não é recomendável, já que pode piorar este transtorno.
Transtornos de coagulação: poderia piorar os problemas de sangramento.
Diabetes: pode complicar o controle de açúcar no sangue. A cafeína pode aumentar ou diminuir os níveis de açúcar no sangue.
Síndrome do cólon irritável: pode piorar a diarreia e os sintomas que acompanham a síndrome.
Glaucoma: porque incentiva o aumento da pressão dentro do olho.
Por seu conteúdo em taninos
Anemia: Contém taninos em maior medida que o chá verde, por exemplo, o que pode causar prejuízo na absorção do ferro que provém das refeições, já que esta substância não ajuda na sua correta assimilação. Contudo, é muito simples de solucionar, bastando tomar o chá uma hora antes ou uma depois das refeições.
Pela presença de outras substâncias prejudiciais:
Problemas renais: embora estas não representem os maiores perigos do chá oolong, sempre é preciso levá-las em conta. Este chá tem oxalatos que favorecem a formação de arenilha e cálculos nos rins.
É bom lembrar que o consumo moderado de chá oolong não reverte riscos graves para a saúde. Estamos falando de 2 a 3 xícaras por dia. No entanto, um consumo em excesso, acima das 5 xícaras diárias, é prejudicial em todo sentido.

 Vc sabia?
Que existem três mil tipos de chás no mundo, mas que todos eles são feitos a partir da mesma planta - a Camellia Sinensis?