sexta-feira, 22 de abril de 2016

Conhecendo os 6 tipos de chá


Como já sabemos, denomina-se chá toda infusão do arbusto Camelia Sinensis. São 6 os tipos de chá que vão diferenciar-se pelo modo como a Camelia é colhida e tratada e que derivam uma infinidade de subtipos.
Vejamos:
O Chá Branco é produzido a partir das folhas novas e brotos, parte mais nobre da planta, que são colhidos antes das flores se abrirem. A coloração prateada desses brotos e folhas fez com que bebida recebesse o nome de chá branco. A planta conta com a ação antioxidante mais forte e menor quantidade de cafeína justamente por que não passa por nenhum tipo de fermentação, apenas vaporização parcial e secagem ao ar na luz natural. O chá-branco é um tipo de chá ainda pouco conhecido, mas que oferece grande benefício ao organismo como um todo, os quais comentarei em outro momento.
O Chá Amarelo tem produção semelhante à do chá-verde, mas o processo de secagem é mais lento: as folhas repousam até ficarem amareladas. A coloração dourada ou acastanhada e o sabor mais suave que o do chá-verde são suas principais características. O Chá Amarelo é uma rara variedade de chá que está lentamente a ganhar reconhecimento em países ocidentais. É produzido somente na China, onde tem longa tradição. Apesar da cor, tem o mesmo conteúdo do chá verde como antioxidantes. Em primeiro lugar, devemos constatar que existem dois tipos de chá que são chamados de "chá amarelo": O primeiro é o verdadeiro chá amarelo, proveniente da Camelia Sinensis, que é amarelo na aparência e é feito especificamente para remover o sabor da erva que há no chá verde.  O outro "chá amarelo" são os diferentes tipos de infusão que foram pagos ao imperador chinês como tributo a cada ano pelos camponeses. Amarelo era a cor real e toda infusão que foi pago a título deste tributo (uma forma de imposto real), foi popularmente chamado de "chá amarelo". O verdadeiro chá amarelo é quase por definição um chá que é fermentado, ou oxidado mais do que o chá verde, mas não totalmente oxidado como preto ou chá oolong. Neste processo o chá amarelo perde o “gosto posterior de ervas" que é frequentemente associado com chá verde. Muitos bebem chá amarelo porque não gostam do sabor do chá verde, porém os benefícios à saúde são os mesmos, mas o sabor é sutil e doce. O processo de fazer um bom chá amarelo é tedioso e toma muito tempo. Por isso é o menos produzido e provavelmente o menos conhecido dos chás. É mais fácil para os agricultores de chá simplesmente fazer chá verde, que é o mais comercializável. Embora não tão prestigiado e caro como o chá branco, o chá amarelo para os dias de hoje é muito raro, mesmo na China.
O Chá Verde é elaborado com a planta um pouco mais velha do que a do chá branco. Porém, ela ainda não passou por um estágio de fermentação tão grande. Por isso, possui ação antioxidante menor do que o branco, mas ainda se destaca por esse benefício e tem maior quantidade de cafeína. No chá verde as folhas são colocadas sob vapor e depois secas. A bebida possui sabor acentuado e gosto marcante da erva, chegando a ser um pouco amargo. A maior parte dos chás que recebem a denominação geral de chá verde são do tipo sencha. No Japão, estima-se que o sencha representa 85% da produção de chá do país. O sabor é mais equilibrado, cor verde claro e bem perfumado. Entre as variedades de chá verde, também temos o Matcha, que é o chá verde japonês, aquele utilizado para a Cerimônia do Chá. O Matcha passa por um processo similar ao dos outros chás, mas é triturado no final, então nós não tomamos exatamente a infusão da folha, mas a própria folha. O chá verde em geral é servido no Japão a qualquer hora, como o cafezinho no Brasil.

Oolong é um chá chinês tradicional, situado entre o chá verde e o chá preto em termos de oxidação. Na cultura do chá chinesa, os chás oolong semi-oxidados são coletivamente conhecidos como qīngchá, chá verde-azulado). Oolong possui um sabor mais próximo ao chá verde do que ao chá preto: ele não possui o aroma róseo adocicado do chá preto mas por outro lado ele também não possui as notas vegetais marcantes típicas do chá verde. Ele é em geral preparado forte, com o amargo deixando um resquício de sabor adocicado. Várias das subvariedades de oolong, incluindo as produzidas nas Montanhas Wuyi na parte norte da Província de Fujian e nas montanhas centrais de Taiwan, estão entre os mais famosos chás chineses. As folhas de oolong são processadas de duas formas diferentes. Em alguns chás são enroladas em longas folhas curvas, ao passo que em outros elas são comprimidas numa forma esférica semelhante ao chá pólvora. O primeiro método de processamento é o mais antigo.
O Chá Preto é 100% oxidado. A quantidade de folhas varia de país para país: um botão e de duas a quatro folhas. A principal e grande diferença entre os tipos de chá preto é a fabricação: o método ortodoxo preserva as folhas inteiras (granel) e o método CTC tritura as folhas (como no chá se saquinho). A qualidade, o sabor e as propriedades do chá são muito superiores no chá a granel. Vindo com mais oxidação que o chá branco ou chá verde, o chá preto tem um sabor mais forte e tem mais cafeína do que outros chás que têm menos oxidação. O chá preto é tão forte e potente que uma característica é que ele mantém o seu sabor durante vários anos, enquanto que outras formas de chá geralmente duram até um ano. O chá preto é o chá mais tomado na Ásia de cada 10 xícaras de chás que se toma na em países asiáticos oito são de chá preto. É feito com as folhas ainda mais velhas e passa por um processo de fermentação maior. Por isso, ele possui ação antioxidante bem menor do que dos outros chás e muita cafeína. Os processos para a sua produção são: drenagem interna sem rotação, rotação, fermentação, secagem fina. 
O Chá Escuro é o único tipo de chá que é fermentado. Ele é comprimido em tijolos ou bolos de chá, que pode possuir os mais diversos formatos e tamanhos. Entre seus diversos tipos, o mais conhecido é o Pu-Erh, produzido na região de Yunnan, na China. A China é o principal produtor de chá escuro, mas ele pode ser encontrado também em outros países da Ásia. Com sabor forte e caráter terroso, o chá escuro é muito digestivo e perfeito para saborear durante ou após as refeições
             Para deixar o leque de opções ainda maior, o sabor do chá muda a depender do solo, clima e altitude! É por isso que você vai encontrar muitos chás com nomes de locais da China. As folhas de Chá, normalmente verde e preto, também são utilizadas para a criação de blends, que podem ser tanto misturas de tipos de Caméllia sinensis quanto misturas de infusões com frutas, flores e essências.

domingo, 17 de abril de 2016

Breve história do Chá


        Sou pernambucana e, como todos sabem, em nossa terra reina o calor. Cresci aprendendo que a gente só toma chá quando está doente e, infelizmente, a cultura do chá não é muito difundida em nosso estado, creio que justamente por causa disso.
A maioria também não sabe a diferença entre chá e infusão. Tudo o que for fervido com alguma planta, é nomeado de chá por aqui. Contudo, não é bem assim: Chá é feito com a erva Camelia Sinenses, pura ou misturada a outras ervas; por outro lado, qualquer erva como boldo, mate, camomila, hibiscos, erva-doce, entre outras, fervidas sozinhas ou misturadas, são chamadas infusões. Portanto, nada mais de chamar chá a qualquer erva. Chás, apenas são feitos com a Camelia Sinensis. Lembremos disso!!
Vários historiadores contam diferentes relatos sobre a origem do chá. Mas sabe-se que chá é o nome da planta Camelia Sinenses que foi descoberta há mais de 2,7 mil anos pelo imperador chinês, Shen Nong. A sua corte fez uma pausa durante uma viagem e, enquanto os criados ferviam água, algumas folhas de um arbusto caíram na água, produzindo um líquido acastanhado e perfumado. O imperador provou, aprovou e divulgou a bebida.
Podem ser feitos 6 tipos de chá: Chá branco, chá amarelo, chá verde, oolong (ou chá azul), chá preto e chá escuro. A diferença de cada um desses é o modo como são fabricados, mas a matéria é a mesma, a Camelia Sinensis.
Na antiga China e Sibéria, o chá era muitas vezes utilizado como moeda de troca, tendo um valor tão alto como o próprio dinheiro. O chá é segunda bebida mais consumida do mundo, perdendo só para água. Estima-se que, diariamente, 3 bilhões de xícaras de chá são saboreadas. Os maiores consumidores de chá são a Índia, Paquistão, Bangladesh, Sri Lanka, Turquia, Marrocos, Rússia, China, Irlanda, EUA e Reino Unido.
Os chás e infusões, se bebidos moderadamente, só fazem bem a saúde, moderando o apetite, cuidando do coração e equilibrando nossas taxas metabólicas.