quarta-feira, 11 de maio de 2016

Chá Amarelo?



Chá amarelo é o nome para os chás servidos na corte imperial chinesa, ou para um chá especial processado similarmente ao chá verde, mas com uma fase mais curta para secar. É produzido somente na China, onde tem longa tradição. O aspecto amarelo-dourado é proposital: de acordo com o médico e fitoterapeuta Alexandros Botsaris, do Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais, o chá foi desenvolvido por produtores chineses de modo que tivesse a mesma cor da realeza, para agradar o imperador. De difícil cultivo e processamento, era uma regalia exclusiva das elites. Um chá, portanto, de alta qualidade, que recentemente vem ganhando notoriedade no mundo ocidental, sobretudo quando o assunto é saúde.
Apesar da cor, tem o mesmo conteúdo do chá verde como antioxidantes. Constata-se que há dois tipos de chá que são chamados de "chá amarelo": O primeiro é o verdadeiro chá amarelo, produzindo a partir da Camelia Sinensis, que é amarelo na aparência e é feito especificamente para remover o sabor de ervas do chá verde. O outro "chá amarelo" são as diferentes infusões que foram pagas ao imperador chinês como tributo a cada ano pelos camponeses. Amarelo era a cor real e toda infusão que foi paga a título deste tributo (uma forma de imposto real), foi popularmente chamado de "chá amarelo".
Chá Amarelo é quase por definição um chá que é fermentado, ou oxidado mais do que o chá verde, mas não totalmente oxidado como preto ou chá oolong. A fase de secagem é mais lenta, e a umidade das folhas do chá são deixadas para assumir uma natural cor amarelo claro.  Neste processo o chá amarelo perde sabor forte de ervas que é frequentemente associado com chá verde. Muitos bebem chá amarelo porque não gostam do sabor do chá verde, pois os benefícios à saúde são os mesmos, mas o sabor é sutil e doce. Chá Amarelo é por vezes conhecido popularmente como um chá verde com um sabor menos intenso e por vezes os chás verdes impropriamente fermentados são passados como chás amarelos. Este é frequentemente o caso se o chá tem um gosto de fermentação, o que realmente não acontece com o chá amarelo.
O processo de fazer um bom chá amarelo é tedioso e toma muito tempo. Talvez por isso, ele seja o menos produzido e provavelmente o menos conhecido dos chás. É mais fácil para os agricultores de chá simplesmente fazer chá verde, que é o mais comercializável. Embora não tão prestigiado e caro como o chá branco, o chá amarelo para os dias de hoje é muito raro, mesmo na China.

Benefícios do Chá Amarelo

Antioxidantes são compostos químicos que são conhecidos pelos seus efeitos benéficos na saúde. O chá amarelo possui tantos benefícios quanto o seu parente, o chá-verde. Kali Nardino, consultor farmacêutico da Divine Shen, explica que ele é rico em três tipos de antioxidantes, chamados polifenóis: "Pertencentes à variedade do catequina/polifenol, esses três compostos são considerados como os antioxidantes mais potentes que podem ser encontrados nos alimentos". O primeiro, tanino, é o elemento que pode auxiliar na redução do colesterol ruim (LDL), melhorar o fluxo do sistema venoso e prevenir males circulatórios, sobretudo a aterosclerose, doença inflamatória crônica caracterizada pela formação de placas de lipídios e tecidos fibrosos dentro dos vasos sanguíneos.
Já os outros dois tipos, flavonoides e catequina, representam uma ótima vantagem para quem precisa reduzir o excesso de peso: aumentam o metabolismo dos lipídios e dos carboidratos, acelerando a queima de gordura. Esses três polifenóis ainda são responsáveis por proteger o corpo dos chamados radicais livres, que são moléculas ligadas a processos degenerativos do organismo. Como resultado, há um maior combate ao rápido envelhecimento das células, contribuindo para um corpo mais jovem e saudável. "É por isso que muitos especialistas recomendam a ingestão dessa bebida preciosa para prolongar até mesmo a vida", diz Nardino.
Assim como as demais bebidas provenientes da Camellia sinensis, o chá amarelo também ajuda a prevenir alguns tipos de tumores, graças à presença desses antioxidantes. Existem estudos que confirmam essa atribuição. Um deles foi conduzido por pesquisadores da Keck School of Medicine of USC, nos Estados Unidos, que concluíram que os chás podem fazer muito mais do que simplesmente aliviar uma azia.

Entre os participantes do estudo, aqueles que bebiam chá apresentavam quase a metade do risco de desenvolver câncer de estômago ou esôfago ao serem comparados aos demais. O motivo é a presença das já citadas catequinas, que têm o poder de interromper o crescimento da célula tumoral, além de proteger as células saudáveis de possíveis danos.
Os pesquisadores apontaram, ainda, que essas substâncias podem ser tão poderosas quanto as vitaminas C e E, também famosas pela função antioxidante. Ao mesmo tempo, uma pesquisa realizada na Universidade de Tokohu, no Japão, indicou que o consumo habitual da planta da qual o chá amarelo é derivado previne inflamações na gengiva e até tumores na boca e na mama.
Além disso, os especialistas constataram que os polifenóis ajudam a reforçar as artérias e reduz o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, comprovando o poder de prevenção contra doenças cardiovasculares. As vantagens do chá amarelo não terminam por aí: "Com o aumento da ingestão de chás e, consequentemente, de líquidos, é possível evitar a retenção hídrica do corpo", explica Nardino. Isso quer dizer que o consumo regular da bebida pode ajudar a diminuir o aspecto de inchaço do organismo. Além disso, pesquisas em centros dos Estados Unidos e da Europa mostraram que esse líquido faz bem para a pele. Os motivos, mais uma vez, são poderosos antioxidantes, que atuam contra o aparecimento de rugas precoces.
O chá amarelo também pode conter traços de cafeína, que serve como estimulante natural e ajuda na perda de peso, por exigir muita energia para ser digerida. Nesse ponto, porém, é preciso ter cuidado: se ingerida em excesso, essa substância pode aumentar a pressão arterial e, em casos extremos, causar problemas como dor de cabeça e náuseas. Por isso, aqueles que sofrem de insônia e hipertensão devem evitar o consumo exagerado.
Atento ao fator da cafeína, não há outras contraindicações. Para se ter uma ideia da quantidade ideal, estudos indicam que chás derivados da Camellia sinensis devem ter um consumo diário que não ultrapasse seis xícaras. "Pensando no uso do chá amarelo como antioxidante que ajuda na prevenção do envelhecimento, a quantidade aconselhável é três xícaras ao dia", sugere Botsaris.
O chá amarelo é preparado da mesma forma do chá branco. Isto significa que a água não deve ser mais quente do que cerca de 180 graus F ou 80 graus C. Utilize uma colher de sopa de folhas soltas de chá (cerca de dois gramas) para 150 ml de água, deixar em infusão durante um minuto ou dois. "Se a bebida for ingerida na temperatura morna ou quente, pode facilitar ainda mais a digestão", diz Nardino. No entanto, é difícil encontrar folhas de chá amarelo no mercado. Elas são raras até mesmo na China, produzidas apenas em pequenas quantidades. No Brasil, é possível encontrar marcas que utilizam a essência da Camellia sinensis para a produção do chá em pó solúvel ou em cápsulas. "Essas versões não possuem os benefícios, o gosto e o aroma na mesma intensidade que o chá natural, mas podem ser boas opções", comenta o especialista. Ele aponta que é preciso apenas olhar atentamente o rótulo do produto. "Algumas marcas usam maltodextrina e outros tipos de carboidratos para melhorar a consistência, o que não traz ganho algum para a saúde", justifica.
O Chá Amarelo, como também é o caso dos chás verde e branco, não tem uma longa vida útil. O chá tende a oxidar-se e ser arruinado se for deixado sem uso por mais de alguns meses.
Como é produzido em pequenas quantidades, menor ainda do que o exclusivo e raro chá branco, é fabricado principalmente nas províncias de Hunan e Anhui, embora a partir de Sichuan variedades também podem ser encontradas.
As folhas de chá são colhidas como folhas destinadas a tornarem-se chá verde e são secas da mesma forma. As folhas são inicialmente fritas em grandes frigideiras para a sua secura. São torradas para aproximadamente 70% de secura. Embora ainda quente, o chá é embalado o que permite a fermentar (mais corretamente oxidar) durante sete dias. Em seguida, o chá é torrado durante um bom tempo até que esteja 95% seco.
Há também outras formas: o chá é frito rapidamente em pequenas quantidades de uma só vez e em seguida embrulhados em papel ou pano. Então deve secar naturalmente por algumas horas, após o qual o processo é repetido. O processo pode levar dias para completar até que o mestre do chá tenha satisfeito seu objetivo. O objetivo do exercício é para remover o aroma da erva e seu sabor, bem como realçar a cor amarela nas folhas. Com o processo de secagem demorada, o sabor fica mais agradável. "É um gosto leve, fácil de habituar e mais gostoso de apreciar, fazendo que o chá amarelo seja uma opção mais atraente", conta Nardino. O aroma também se torna distinto, descrito por muitos especialistas como fresco e floral. "Se for misturado com outras ervas, o cheiro pode ser até confundido com o do chá-preto", diz Nardino.
O Chá Amarelo está a ganhar popularidade no Ocidente, pois mais e mais amantes de chás estão solicitando. Além disso, as pessoas estão muito mais atentas às necessidades de saúde com a vantagem de obter os mesmos benefícios de saúde do chá verde por um chá que tem um sabor muito mais suave. A bebida de sabor suave e rica em propriedades antioxidantes pode ser inserida no topo da lista das inúmeras contribuições orientais para o equilíbrio do organismo. Você vai adorar o gosto! Embora não seja fácil encontrar o chá amarelo por aí, a busca vale a pena: o sabor e cheiro são incríveis. Super recomendado. Raro, mas gostoso!

Vc sabia?
Que o hábito de tomar chá é, antes de mais nada, sugerir uma pausa para sua vida atribulada? É chegar a conclusão que você realmente merece um momento de calmaria. Então, apreciemos esse hábito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário