quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Organização X Arrumação


      Até uns meses atrás, eu não era uma pessoa organizada. Arrumava a casa, contudo, odiava afazeres domésticos. Por causa da depressão, minha vida chegou a um estado caótico que se refletia na minha moradia. Um ponto no qual sentia vergonha de receber visitas sem aviso prévio e detestava ficar em casa devido a bagunça, tanta que era, que eu mal sabia por onde começar e estava sempre muito cansada.
     Por várias vezes comecei a pesquisar sobre organização, tentei vários métodos, assisti vários vídeos e li tudo que pude, sem sucesso. Conheci o método Fly Lady anos antes de me sentir realmente incomodada com a bagunça que minha vida se tornara, mas nunca consegui aplicá-lo por achá-lo tedioso ficar em uma única zona da casa por dias seguidos. Até que tive a ideia de adaptá-lo a mim.
      Para poder aprender um pouco – pois aprender é uma constante - tive que enxergar a diferença entre organização e arrumação. Mas como assim? Não dá no mesmo? Não, não dá!
Podemos ser organizados e não ter a casa arrumada ou nos matarmos na arrumação todos os dias sem nenhuma organização.

      "Arrumar é tirar um objeto da frente. É pegar o sapato que está na entrada e jogar dentro do armário, cheio de outros pares bagunçados. Você fecha o armário e o ambiente está arrumado. Arrumar é fácil, mas não resolve o problema. Arrumar é o primeiro passo para deixar a casa em ordem, mas não pode ficar só nisso. O resultado é um desgosto toda vez que abrir a porta do guarda-roupa ou da geladeira. Quando a casa está organizada, solucionada, resolvida, aí sim basta arrumá-la. 
      Organizar é buscar soluções. É ver que, se todo mundo deixa a chave em cima do rack e o porta-chaves fica vazio, talvez seja melhor colocar um cestinho ali para acomodar os chaveiros. Ou então, perceber que se pode fazer muito antes de dormir para ganhar preciosos minutos pela manhã. É planejar com antecedência. Reconhecer o problema e solucioná-lo."
Thais Godinho

     
      Vamos imaginar que uma amiga liga para nós dizendo que a está perto de nossa casa e vai aproveitar para fazer uma visita. A casa está com várias coisas espalhadas, você encaixota tudo e coloca no “quartinho da bagunça”. Fecha as portas dos quartos para as camas desforradas não aparecerem e reza para que a visita não vá na cozinha e veja a pia cheia de pratos que você às pressas, tirou da mesa que estava lotada - estou pensando exatamente em como eu agia, muito amigos vão lembrar disso quando leem. A visita vai embora pensando em como as coisas estavam organizadas (no meu caso meus amigos me amavam apesar da bagunça). Dias depois você precisa de pilhas para o relógio da cozinha e sabe que elas existem e estão em algum lugar, mas é mais fácil comprar novas que achá-las. Afinal, você arrumou toda bagunça e concentrou tudo naquele quartinho, lembra?
      Na Organização, separamos cada item por famílias, e cada coisa terá sua casinha. Por exemplo: a família dos materiais de escritório (caneta, lápis, grampeador, clip, borracha, furador, papéis, etc.), podem ficar dispostos nas gavetas da mesa de trabalho, separados por um organizador de gavetas, que você mesmo pode confeccionar. Já o grupo dos produtos cosméticos (desodorantes, hidratantes, perfumes, etc.), ser disposto em caixinhas, cestas, de uma forma que fique mais fácil saber o que se tem e onde estão. Assim, além da facilidade, há economia, pois, sabendo onde e o que temos, evitando compras desnecessárias, além do fato de ser muito mais rápido colocar cada coisa em seu devido lugar quando aparecer aquela visita não planejada.

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